image Siga-nos:

TEOBLÓGICO



O relativismo relativo ou a justa relatividade da verdade

Então a afirmação tudo é relativo implica que duas afirmações contraditórias possam ser verdadeiras?

Em outra ocasião dizíamos que o relativismo e o ateísmo absolutos são incompatíveis[i]. Pois quem afirma ser verdade que Deus não exista, não poderia negar a existência da verdade. De modo que o ateísmo absoluto nos mostra que relativismo não pode ser absoluto, só pode ser relativo.

Read more...

Imagens e sinais divinos

Não devemos fazer, latu sensu, nenhuma imagem de Deus. Porém, eu reconheço sinais de sua bondade e de sua presença. Devo ater-me a esses sinais?

Jesus, em seu discurso de despedida no Evangelho de João, disse: "Quem me vê, vê o Pai" (Jo 14,9). Em Jesus enquanto ser humano, algo de Deus torna-se visível, ainda que nossas representações da transcedente realidade divina (e isso não podemos jamais esquecer nem ignorar) serão sempre insuficientes.

Read more...

Espiritualidade Cristã

A espiritualidade cristã é a fé recebida que passa a ser exercida na prática pessoal. Esse é o ponto central que faz a fé cristã ser uma fé viva.

A vida espiritual, isto é, a vida conforme o Espírito de Deus é algo multifacetado. O grande desafio é deixar-nos imbuir de seus contornos vivificantes e descobrir-nos dentro de suas diversas formas. Os cinco seguintes aspectos são os principais pontos que definem a espiritualidade cristã:

Read more...

A imperfeição do mundo

Por que Deus que é todo-poderoso, omnisciente e infinitamente bom, pode ter criado o mundo como ele é, isto é, com suas inúmeras imperfeições?

Com essa pergunta - e naturalmente também com a pergunta sobre o mal no mundo - ocuparam-se, ao longo dos tempos, praticamente todos os filósofos, teólogos e muitos poetas. Alguns deles admitiram que essa seria justamente a primeira pergunta que eles mesmos, após a morte, fariam pessoalmente ao próprio Deus. Da mesma forma, também eu não tenho nenhuma resposta para tal pergunta. E nem poderia ter, simplesmente porque eu não sou Deus. A relativa imperfeição do mundo e da naturera humana é algo que, em sua estrutura essencial, não podemos modificar. Mas nós podemos, como pessoas de fé, ter esperança de que Deus atua no mundo e que Ele, porque assim o deseja, conduzirá tudo a um bom fim.

Read more...

More Articles...

Page 1 of 2

<< Start < Prev 1 2 Next > End >>
Travel Turne Tranzito